MUSICURIOSOS
  • Início
  • Episódios
  • Sobre

#14: OSSM - O Fantasma da Ópera

Imagem

Escuta Só

Nayana -
The Phantom of the Opera 1925

João Batista Sartor -
Phantom of the Opera 25th Royal Albert Hall

Roberto Henrique Oliveira -
Wojciech Kilar: The Ninth Gate








Convidados

Imagem
João Batista Sartor

João Batista Sartor é Professor Dr. Associado de Música e flauta da UFSM, Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (UFSM) desde 2019. Foi coordenador e regente da Banda Sinfônica da UFSM. Atua nas áreas de Performance e Pedagogia da Música. É Doutor em Música (2016), Práticas Interpretativas, pela UNIRIO, com orientação do Dr. Sérgio Barrenechea, e a coorientação do Dr. Jorge Correia (bolsista CAPES, Universidade de Aveiro, Portugal, 2015). Sua tese apresenta a Performance da Pedagogia da flauta nos PPGs em Música do Brasil. Foi flautista da OSPA (1990-2005) e Orquestra Unisinos (2005). Estudou flauta na École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris (2002) com Patricia Nagle, e com Marzio Conti, em Lucca (Itália, 1999). Se formou em Mestrado em Artes (Flauta, 1998, bolsa Vitae) pela The University of Iowa, EUA, com a orientação do Dr. Tadeu Coelho. Começou seus estudos na Fundarte (1974). Concluiu o Bacharelado em Flauta (1990) na UFRGS, com orientação do Dr. Hans Hess. Lecionou na Fundarte, Ospa, Unisinos, EST-Sinodal e UFRGS. Atuou como convidado nas orquestras Theatro São Pedro, Sesi-Fundarte e
Unisinos, e participou de inúmeros recitais, no Brasil, Uruguai, Argentina, EUA, França, Portugal e Itália. Atuou como solista nestas orquestras citadas. Desenvolve turnês com o projeto Alma Única (música de câmara, canto e dança) e apresentações de música popular.

Imagem
Roberto Henrique Oliveira

Bacharel e Mestre em Canto pela Escola de Música da UFRJ. Doutor pelo programa Societat i Cultura:
Història i Teoria de les Arts Universidade de Barcelona (Espanha), possui ainda os títulos de Licenciado em Música-Canto pela Faculdade de Educação da UFRJ e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia de Nova Friburgo (RJ). Deteve a segunda colocação no concurso de Canto Lorenzo Fernandez promovido pelo Conservatório Brasileiro de Música (1994) e Medalha de Prata da Escola de Música da UFRJ (1991). Foi solista nas produções fonográficas dos oratórios Memento Mori (1988) de Harry Crowl Jr. e Via Sacra (2000) de Frederico Richter. Participou do projeto Ópera Brasil junto à Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência dos maestros Isaac Karabchevsky, Eugene Kohn e Silvio Barbato, e tendo como solistas convidados nomes como: Plácido Domingo, Aprile Millo, Justino Diaz e Fiorenza Cossoto. É professor de Canto; Técnica Vocal; Estúdio de Ópera; História, Literatura e Pedagogia do Canto do Departamento de Música da UFSM.

Ficha Técnica

Roteiro e Apresentação: Nayana Di Giuseppe Germano.
Gravação, Edição e Mixagem: Luiz Vinícius Costa e Ana Clara Cacciatori Gonçalves.


Local e data de gravação: Santa Maria (RS), 11 de outubro de 2022

Contate-nos!

   musicuriosos@gmail.com

  • Início
  • Episódios
  • Sobre